CERÂMICAS ARTESANAIS


Acerca de mim

Portugal
Rua do Salvador Nº57 ALFAMA telefone:96 262 70 08 Email:tiagopracalx@gmail.com ---------------------------- t.p.olaria@gmail.com

Peças para Comercializar

Produtos

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mas o que é isso de... technocrafts?!

Technocrafts - Pt. tecnofícios/tecnologias, ofícios.
Engloba todos os objectos executados manualmente, peças únicas ou em pequenas séries, por vezes desenvolvidas em processos semi-industriais. Com todos os tipos de materiais tradicionais ou modernos, assim como com todo o tipo de meios tecnologicos, produzem-se peças utilitárias e/ou decorativas.

As bases dos technocrafts são a tecnologia, os materiais, a função e a estética, sem primazia de qualquer um destes factores. Distingue-se deste modo do artesanato, por não representar uma tradição, mas sim uma estética definida pelo artesão; e está afastada do design, pois o principal conceito não é já a função e concepção "ideal"; não é o estilismo, pois pode não conter o estilo pessoal do autor; não é arte pois pode não ser subjectivo, único, representativo ou ideal.

1 comentário:

Anónimo disse...

“O fascínio da olaria e da cerâmica apoderou-se do Tiago, talvez por algum mistério genético, já que, seu Pai, meu saudoso amigo Afonso Praça, vem da região de oleiros (“Pucareiros” consagrados).

A olaria e cerâmica do Tiago Praça também exerce sobre nós um fascínio que não se explica, mas se sente. As suas formas com carácter utilitário são todavia decorativas, pela harmonia e proporção, mas também pelo extraordinário sentido cromático que já não corresponde a nenhum passado ou tradição objectiva.

A cor é inquestionavelmente uma procura e um caminho de criatividade e sensibilidade que o Tiago vem procurando como oleiro – ceramista – e designer:

1) porque há um projecto desenhado inicialmente, que é o suporte dos objectos a executar na roda;

2) porque a cor não é arbitrária; as cores surgem como resultado de pesquisa que, no caso presente,
se inspiram na fruta do nosso quotidiano, sobretudo aqueles que mais nos fascinam – a melancia
maracujá, a romã, etc.”.

Francisco Simões
Pintor, Escultor, Ceramista